GRAMÁTICA:
EIXO TEMÁTICO 06
FIGURAS DE LINGUAGEM
Testes de
vestibular
01. NÃO há correlação entre
o exemplo citado e a figura em:
a) “... haverem de durar
pouco, que terem durado muito.” - Antítese
b) “O primeiro remédio é o
tempo.” - Metáfora
c) “Tudo cura o tempo, tudo
faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba.” - Anáfora
d) “...o tempo tira a
novidade às cousas, descobre-lhe os defeitos.”
- Prosopopéia
e) “...amar é causa de não
amar.” - Hipérbole
02. Machado de Assis, no
romance Dom Casmurro, utilizou determinadas figuras de linguagem como:
(1) eufemismo (3)
comparação ou símile (5)
sinestesia
(2) hipérbole (4) prosopopéia
Leia os trechos, extraídos
desse romance, e numere-os de acordo com a figura empregada:
( ) Certa idéia, que
negrejava em mim, abriu as asas e entrou a batê-las de um lado para o outro...
( ) Revela-me estas
metáforas; cheiram ao mar e à maré que deram morte ao meu amigo e comborço
Escobar.
( ) Os amigos que me
restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos
campos-santos.
( ) A verdade é que
minha mãe era cândida como a primeira aurora...
A seqüência correta é
a)
5,2,1,4 b) 4,3,1,5 c) 1,5,4,2
d) 4,5,1,3 e) 3,2,1,5
03. Há oposição de sentido
(antítese) entre as idéias expressas nos versos da alternativa:
a)
“sois de vento, ides no vento, (verso 4)
no vento que não retorna,” (verso 5)
b)
“E dos venenos humanos (verso 20)
sois a mais fina
retorta:” (verso 21)
c)
“frágil, frágil como o vidro (verso 22)
e mais que o aço
poderosa!” (verso 23)
d)
“Pareceis de tênue seda, (verso 28)
sem peso de ação
nem de hora...” (verso 29)
e)
“– e sois barco para o exílio, (verso 34)
– e sois Moçambique
e Angola!” (verso 35)
04. A autora, em seu texto,
faz uso de determinados recursos expressivos. Sobre esses recursos, assinale
com V a(s) proposição(ões)
verdadeira(s) e com F, a(s)
falsa(s):
( ) Há uma comparação em “Vai
dormir feito uma pedra” (linha 11), pois se estabelece uma relação de
semelhança entre dormir e pedra.
( ) Ocorre uma antítese em “
— disse e desviou o olhar úmido para a folha que boiava na xícara.” (linha
16), traduzida na expressão olhar úmido.
( ) Há uma personificação
em “... ele fazia a hidra verde rolar emudecida...” (linha 22), uma vez
que atribui-se à hidra a ação de emudecer.
( ) Ocorre uma hipérbole em
“Lavei os olhos cegos de dor, lavei a boca pesada de lágrimas...” (linha
29), pois há um exagero nessas expressões.
( ) Ocorre uma metáfora em “....a
moça também esperava numa névoa de ouro,...” (linha 70), traduzida pela
expressão névoa de ouro.
A seqüência correta é:
a)
FFVVV b) VVVFF c) FVVFF d) VFVVV e) VFVFV f) VVVVF
05. Nos fragmentos
abaixo, há a ocorrência do recurso da personificação, EXCETO em:
a) “O C, sempre pronto a morder a letra seguinte com a sua grande boca.”
(linha 3)
b) “O D, com seu ar próspero de grão-senhor.” (linhas 3 e 4)
c) “Até o Z, que sempre me parecia estar olhando para trás.” (linha 4)
d) “Todas as letras tinham pé, mas o R era o único que chutava.”
(linha 19)
e) “O V, que aparecia em várias formas: refletido na água (o X), [...]”
(linha 20)
06. No poema, a comparação é utilizada na descrição de
personagens. Esse recurso está presente nos versos abaixo, EXCETO em:
a)
“ ‘Eu amo a estatura flexível,
ligeira, / Qual duma palmeira,’ ” (versos 31, 32)
b)
“O ramo d’acácia na fronte de um
homem/Jamais cingirei:” (versos 49,
50)
c)
“Meu colo de leve se encurva
engraçado, / Como hástea pendente do cacto em flor; ” (versos 27, 28)
d)
“Mimosa, indolente, resvalo no prado,/
Como um soluçado suspiro de amor! ” (versos 29, 30)
e)
“As brisas nos bosques de os ver se
enamoram, / De os ver tão formosos como um beija-flor!” (versos 39, 40)
07. Nos versos a seguir,
verifica-se o uso de figuras de linguagem cuja classificação está INCORRETA em:
a)
“O meu olhar cheio do teu.” ( 2ª estrofe) — Hipérbole
b)
“Flor em botão.... Sorrias tanto....” ( 3ª estrofe) — Metáfora
c)
“Ao ver-te, a rir numa gaivota,/ Meu
coração entristeceu.”(2ª estrofe) — Antítese
d)
“E o teu sorriso foi meu pranto.” ( 3ª estrofe) — Ironia
e)
“Teu caro nome abençoei.” ( 4ª estrofe) — Hipérbato
08. Oximoro, ou paradoxismo, é uma figura de retórica em
que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente,
mas que, no contexto, reforçam a expressão.
Dicionário
Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.
Considerando a definição
apresentada, o fragmento poético da obra Cantares, de Hilda Hilst,
publicada em 2004, em que pode ser encontrada a referida figura de retórica é:
a) “Dos dois contemplo
rigor e fixidez.
Passado e sentimento
me contemplam” (p. 91).
b) “De sol e lua
De fogo e vento
Te enlaço” (p. 101) .
c) “Areia, vou sorvendo
A água do teu rio” (p. 93).
d) “Ritualiza a matança
de quem só te deu vida.
E me deixa viver
nessa que morre” (p. 62).
e) “O bisturi e o verso.
Dois instrumentos
entre as minhas mãos” (p.
95).
ATENÇÃO: A questão 09 apresenta
mais de uma afirmativa correta.
09. Considerando as figuras de linguagem presentes nos
fragmentos abaixo, identifique as que estão classificadas corretamente:
I. Em “A espera, que às
vezes começa a quilômetros do guichê, sempre a expõe a alguma convivência
desagradável.” (linhas 5 e 6), ocorre a hipérbole.
II. Em “Companheiro de
fila para alguns é como padre em confessionário.” (linhas 18 e 19),
verifica-se a presença da comparação.
III. Em “Não está
sentindo um cheiro de queimado? ” (linhas 20 e 21), verifica-se o uso da
sinestesia.
IV. Em “A caixa foi
colocando os maços de dinheiro dentro da maleta preta.” (linha 29), o
emprego da expressão “a caixa” constitui uma personificação.
V. Em “Subitamente um
cavalheiro aproximou-se do assaltante com um palmo de sorriso.” (linha 39),
ocorre o uso da hipérbole.
QUÍMICA:
EIXO TEMÁTICO 01
INTRODUÇÃO AO
ESTUDO DA QUÍMICA
Testes de vestibular
01. O feldspato é
representado pela fórmula geral (AB4O8), onde A
pode ser os elementos Ca, Na ou K, e B pode ser
Al e/ou Si. Em relação aos símbolos Ca, Na, K,
Al, Si, é correto afirmar que eles representam respectivamente:
a)
Cálcio, nitrogênio, criptônio, alumínio,
silício.
b)
Cálcio, sódio, potássio, alumínio,
selênio.
c)
Cálcio, sódio, potássio, alumínio,
silício.
d)
Cádmio, sódio, criptônio, prata, silício.
e)
Cádmio, sódio, potássio, alumínio,
silício.
EIXO TEMÁTICO 02
MATÉRIA E ENERGIA
Testes de
vestibular
01. Defende-se que a
inclusão da carne bovina na dieta é importante, por ser uma excelente fonte de proteínas.
Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz
à saúde, como o risco de doenças cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol
e de gordura, há quem decida substituí-la por outros tipos de carne, como a de
frango e a suína. O quadro abaixo apresenta a quantidade de colesterol em diversos
tipos de carne crua e cozida.
Com base nessas
informações, avalie as afirmativas a seguir.
I O risco de ocorrerem
doenças cardiovasculares por ingestões habituais da mesma quantidade de carne é
menor se esta for carne
branca de frango do que se for toucinho.
II Uma porção de contrafilé
cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituída de colesterol.
III A retirada da pele de
uma porção cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a
ser ingerida.
IV A pequena diferença
entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica
que
esse tipo de alimento é
pobre em água.
É correto apenas o que se
afirma em
a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.
FÍSICA:
EIXO TEMÁTICO 01
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FÍSICA
05. (UFPB/2006) Considere os vetores A, B e F, nos diagramas numerados de I a IV.
Os diagramas que, corretamente, representam a relação vetorial F=A–B são apenas:
a) I e III d) III
e IV
b) II e IV e) I
e IV
c) II e III
REDAÇÃO:
PROPOSTA 20:
A
sigla MSN ESCOLAR ganhou destaque após a expansão do acesso à internet e é
usada para designar os populares bilhetes usados entre alunos durante o momento
da aula. Imagine-se um aluno que faz uso deste meio e escreva um BILHETE destinado ao seu(sua) colega do
lado convidando-o(a) para ir ao cinema após a aula.
Observações:
• Seu texto deve ser
escrito na modalidade culta da língua portuguesa.
• O texto não deve
ser escrito em forma de poema (versos).
• O texto deverá ter, no
mínimo, 07 (sete) e, no máximo, 12 (doze) linhas escritas.
•
A redação deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha própria.
PROPOSTA 26:
Você
é um Senador da República que está revoltado com o índice de corrupção no país.
Baseado nisto, redija um DISCURSO a
ser proferido na tribuna do Senado Federal demonstrando sua indignação e
denunciando casos de corrupção.
Observações:
- Utilize a norma culta da língua escrita.
- Siga a estrutura de um e-mail.
- Redija seu texto com no mínimo 20 e no máximo 25
linhas escritas.
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