terça-feira, 21 de agosto de 2012

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA, REDAÇÃO, QUÍMICA E FÍSICA

GRAMÁTICA:

EIXO TEMÁTICO 06
FIGURAS DE LINGUAGEM

Testes de vestibular
01. NÃO há correlação entre o exemplo citado e a figura em:
a) “... haverem de durar pouco, que terem durado muito.” - Antítese
b) “O primeiro remédio é o tempo.”  - Metáfora
c) “Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba.”  - Anáfora
d) “...o tempo tira a novidade às cousas, descobre-lhe os defeitos.”  - Prosopopéia
e) “...amar é causa de não amar.”  - Hipérbole

02. Machado de Assis, no romance Dom Casmurro, utilizou determinadas figuras de linguagem como:
(1) eufemismo                     (3) comparação ou símile                                (5) sinestesia
(2) hipérbole                        (4) prosopopéia
Leia os trechos, extraídos desse romance, e numere-os de acordo com a figura empregada:
( ) Certa idéia, que negrejava em mim, abriu as asas e entrou a batê-las de um lado para o outro...
( ) Revela-me estas metáforas; cheiram ao mar e à maré que deram morte ao meu amigo e comborço Escobar.
( ) Os amigos que me restam são de data recente; todos os antigos foram estudar a geologia dos campos-santos.
( ) A verdade é que minha mãe era cândida como a primeira aurora...
A seqüência correta é
a) 5,2,1,4              b) 4,3,1,5              c) 1,5,4,2               d) 4,5,1,3              e) 3,2,1,5

03. Há oposição de sentido (antítese) entre as idéias expressas nos versos da alternativa:
a) “sois de vento, ides no vento, (verso 4)
        no vento que não retorna,” (verso 5)
b) “E dos venenos humanos (verso 20)
sois a mais fina retorta:” (verso 21)
c) “frágil, frágil como o vidro (verso 22)
e mais que o aço poderosa!” (verso 23)
d) “Pareceis de tênue seda, (verso 28)
sem peso de ação nem de hora...” (verso 29)
e) “– e sois barco para o exílio, (verso 34)
– e sois Moçambique e Angola!” (verso 35)

04. A autora, em seu texto, faz uso de determinados recursos expressivos. Sobre esses recursos, assinale com V a(s) proposição(ões) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):
( ) Há uma comparação em “Vai dormir feito uma pedra” (linha 11), pois se estabelece uma relação de semelhança entre dormir e pedra.
( ) Ocorre uma antítese em “ — disse e desviou o olhar úmido para a folha que boiava na xícara.” (linha 16), traduzida na expressão olhar úmido.
( ) Há uma personificação em “... ele fazia a hidra verde rolar emudecida...” (linha 22), uma vez que atribui-se à hidra a ação de emudecer.
( ) Ocorre uma hipérbole em “Lavei os olhos cegos de dor, lavei a boca pesada de lágrimas...” (linha 29), pois há um exagero nessas expressões.
( ) Ocorre uma metáfora em “....a moça também esperava numa névoa de ouro,...” (linha 70), traduzida pela expressão névoa de ouro.
A seqüência correta é:
a) FFVVV             b) VVVFF             c) FVVFF              d) VFVVV            e) VFVFV             f) VVVVF

05. Nos fragmentos abaixo, há a ocorrência do recurso da personificação, EXCETO em:
a) “O C, sempre pronto a morder a letra seguinte com a sua grande boca.” (linha 3)
b) “O D, com seu ar próspero de grão-senhor.” (linhas 3 e 4)
c) “Até o Z, que sempre me parecia estar olhando para trás.” (linha 4)
d) “Todas as letras tinham pé, mas o R era o único que chutava.” (linha 19)
e) “O V, que aparecia em várias formas: refletido na água (o X), [...]” (linha 20)

06. No poema, a comparação é utilizada na descrição de personagens. Esse recurso está presente nos versos abaixo, EXCETO em:
a) “ ‘Eu amo a estatura flexível, ligeira, / Qual duma palmeira,’ ” (versos 31, 32)
b) “O ramo d’acácia na fronte de um homem/Jamais cingirei:” (versos 49, 50)
c) “Meu colo de leve se encurva engraçado, / Como hástea pendente do cacto em flor; ” (versos 27, 28)
d) Mimosa, indolente, resvalo no prado,/ Como um soluçado suspiro de amor! ” (versos 29, 30)
e) “As brisas nos bosques de os ver se enamoram, / De os ver tão formosos como um beija-flor!” (versos 39, 40)

07. Nos versos a seguir, verifica-se o uso de figuras de linguagem cuja classificação está INCORRETA em:
a) “O meu olhar cheio do teu.” ( 2ª estrofe) — Hipérbole
b) “Flor em botão.... Sorrias tanto....” ( 3ª estrofe) — Metáfora
c) “Ao ver-te, a rir numa gaivota,/ Meu coração entristeceu.”(2ª estrofe) — Antítese
d) “E o teu sorriso foi meu pranto.” ( 3ª estrofe) — Ironia
e) “Teu caro nome abençoei.” ( 4ª estrofe) — Hipérbato

08. Oximoro, ou paradoxismo, é uma figura de retórica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão.
Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.
Considerando a definição apresentada, o fragmento poético da obra Cantares, de Hilda Hilst, publicada em 2004, em que pode ser encontrada a referida figura de retórica é:
a) “Dos dois contemplo
rigor e fixidez.
Passado e sentimento
me contemplam” (p. 91).

b) “De sol e lua
De fogo e vento
Te enlaço” (p. 101)  .

c) “Areia, vou sorvendo
A água do teu rio” (p. 93).

d) “Ritualiza a matança
de quem só te deu vida.
E me deixa viver
nessa que morre” (p. 62).

e) “O bisturi e o verso.
Dois instrumentos
entre as minhas mãos” (p. 95).

ATENÇÃO: A questão 09 apresenta mais de uma afirmativa correta.
09. Considerando as figuras de linguagem presentes nos fragmentos abaixo, identifique as que estão classificadas corretamente:
I. Em “A espera, que às vezes começa a quilômetros do guichê, sempre a expõe a alguma convivência desagradável.” (linhas 5 e 6), ocorre a hipérbole.
II. Em “Companheiro de fila para alguns é como padre em confessionário.” (linhas 18 e 19), verifica-se a presença da comparação.
III. Em “Não está sentindo um cheiro de queimado? ” (linhas 20 e 21), verifica-se o uso da sinestesia.
IV. Em “A caixa foi colocando os maços de dinheiro dentro da maleta preta.” (linha 29), o emprego da expressão “a caixa” constitui uma personificação.
V. Em “Subitamente um cavalheiro aproximou-se do assaltante com um palmo de sorriso.” (linha 39), ocorre o uso da hipérbole.

QUÍMICA:

EIXO TEMÁTICO 01
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA

Testes de vestibular
01. O feldspato é representado pela fórmula geral (AB4O8), onde A pode ser os elementos Ca, Na ou K, e B pode ser Al e/ou Si. Em relação aos símbolos Ca, Na, K, Al, Si, é correto afirmar que eles representam respectivamente:
a) Cálcio, nitrogênio, criptônio, alumínio, silício.
b) Cálcio, sódio, potássio, alumínio, selênio.
c) Cálcio, sódio, potássio, alumínio, silício.
d) Cádmio, sódio, criptônio, prata, silício.
e) Cádmio, sódio, potássio, alumínio, silício.


EIXO TEMÁTICO 02
MATÉRIA E ENERGIA

Testes de vestibular
01. Defende-se que a inclusão da carne bovina na dieta é importante, por ser uma excelente fonte de proteínas. Por outro lado, pesquisas apontam efeitos prejudiciais que a carne bovina traz à saúde, como o risco de doenças cardiovasculares. Devido aos teores de colesterol e de gordura, há quem decida substituí-la por outros tipos de carne, como a de frango e a suína. O quadro abaixo apresenta a quantidade de colesterol em diversos tipos de carne crua e cozida.

Com base nessas informações, avalie as afirmativas a seguir.
I O risco de ocorrerem doenças cardiovasculares por ingestões habituais da mesma quantidade de carne é
menor se esta for carne branca de frango do que se for toucinho.
II Uma porção de contrafilé cru possui, aproximadamente, 50% de sua massa constituída de colesterol.
III A retirada da pele de uma porção cozida de carne escura de frango altera a quantidade de colesterol a ser ingerida.
IV A pequena diferença entre os teores de colesterol encontrados no toucinho cru e no cozido indica que
esse tipo de alimento é pobre em água.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.                                b) I e III.               c) II e III.              d) II e IV.              e) III e IV.

FÍSICA:

EIXO TEMÁTICO 01
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FÍSICA
05. (UFPB/2006) Considere os vetores A, B e F, nos diagramas numerados de I a IV.


Os diagramas que, corretamente, representam a relação vetorial F=AB são apenas:
a)   I e III                                  d)  III e IV
b)   II e IV                                e)   I e IV
c)   II e III

REDAÇÃO:

PROPOSTA 20:

A sigla MSN ESCOLAR ganhou destaque após a expansão do acesso à internet e é usada para designar os populares bilhetes usados entre alunos durante o momento da aula. Imagine-se um aluno que faz uso deste meio e escreva um BILHETE destinado ao seu(sua) colega do lado convidando-o(a) para ir ao cinema após a aula.

Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade culta da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos).
• O texto deverá ter, no mínimo, 07 (sete) e, no máximo, 12 (doze) linhas escritas.
• A redação deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha própria.

PROPOSTA 26:
Você é um Senador da República que está revoltado com o índice de corrupção no país. Baseado nisto, redija um DISCURSO a ser proferido na tribuna do Senado Federal demonstrando sua indignação e denunciando casos de corrupção.

Observações:
  • Utilize a norma culta da língua escrita.
  • Siga a estrutura de um e-mail.
  • Redija seu texto com no mínimo 20 e no máximo 25 linhas escritas.





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