quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA, GRAMÁTICA, GEOMETRIA E REDAÇÃO

GEOGRAFIA


EIXO TEMÁTICO 01
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GEOGRAFIA

Testes de vestibular
01. A Geografia é uma Ciência Humana, que tem como uma de suas características o estudo de aspectos naturais como clima, relevo, vegetação, hidrografia e outras especialidades que nos permitem trabalhar a relação sociedade/natureza de uma forma integrada. Esse método de interpretação, porém, não é o único adotado pelos geógrafos. No que se refere a outras metodologias, é correto afirmar:
a) A visão sobre a natureza na Geografia sempre contemplou a vida do homem, mesmo não existindo aglomerados humanos em alguns ambientes naturais.
b) A evolução do pensamento geográfico não possibilitou se trabalhar a relação homem/meio de uma forma integrada, até o momento atual devido a uma questão de escala temporal.
c) A discussão sobre o objeto de estudo da Geografia se prolongou por muito tempo no meio acadêmico, ocasionando uma omissão na abordagem do ambiente natural.
d) O espaço geográfico, trabalhado a partir de uma visão integrada, constitui-se uma dificuldade intransponível, visto a natureza ser abordada apenas nas ciências naturais.
e) A Geografia Tradicional, embora trabalhe o homem e o meio, não propõe estudos que contemplem as relações sociedade/natureza.

EIXO TEMÁTICO 02
ASTRONOMIA E EVOLUÇÃO DO SEU ESTUDO

Testes de vestibular
01. No Brasil, verifica-se que a Lua, quando esta na fase cheia, nasce por volta das 18 horas e se põe por volta das 6 horas. Na fase nova, ocorre o inverso: a Lua nasce as 6 horas e se põe as 18 horas, aproximadamente. Nas fases crescente e minguante, ela nasce e se põe em horários intermediários. Sendo assim, a Lua na fase ilustrada na figura acima poderá ser observada no ponto mais alto de sua trajetória no céu por volta de

a) meia-noite.
b) três horas da madrugada.
c) nove horas da manha.
d) meio-dia.
e) seis horas da tarde.


GRAMÁTICA

EIXO TEMÁTICO 08
ORTOGRAFIA E ACENTUAÇÃO GRÁFICA

Testes de vestibular
01. Assinale a alternativa que apresenta todas as palavras de acordo com a nova regra ortográfica que visa unificar a língua portuguesa.
a) Müller, colmeia, perdoo, baiuca, antessala.
b) Autoafirmação, microondas, pára-quedas, contrassenha, argui.
c) Relêem, jiboia, eloqüente, assembleia, abençôo.
d) Polo, enxague, auto-retrato, infraestrutura, mandachuva.
e) Anti-imperialista, semi-árido, suprassensível, leem, paranoico.

Texto para a questão 02:
Segurança
                O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados.
                Mas os assaltos começaram assim mesmo. Ladrões pulavam os muros e assaltavam as casas. Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. As inspeções tornaram-se mais rigorosas no portão de entrada. Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês.
                Mas os assaltos continuaram.
                Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar.
                Mas os assaltos continuaram.
                Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, e o fio de alta tensão, e as patrulhas, e os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado, erguida dentro do perímetro, não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas.
                Mas os assaltos continuaram.
                Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. Além do controle das entradas, passou a ser feito um rigoroso controle das saídas. Para sair, só com um exame demorado do crachá e com autorização expressa da guarda, que não queria conversa nem aceitava suborno.
                Mas os assaltos continuaram.
                Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio.
                Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos.
                E ninguém pode sair.
                Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua.
                Mas surgiu outro problema.
                As tentativas de fuga. E há motins constantes de condôminos que tentam de qualquer maneira atingir a liberdade.
                A guarda tem sido obrigada a agir com energia.
(VERÍSSIMO, Luís Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, 97-99)

02. No terceiro parágrafo do texto, o autor
I. comete sérios erros de pontuação, demonstrando desconhecer as regras da Gramática Normativa.
II. faz uso da pontuação como um recurso estilístico, para enfatizar o exagero das medidas de segurança.
III. poderia ter usado, para os três últimos períodos, a seguinte pontuação: “Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda: nem as babás, nem os bebês”.
Está(ão) correta(s):
a) apenas I                                                          d) apenas I e III
b) apenas II                                                        e) I, II e III
c) apenas II e III

03. “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram oportunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimizar a miséria no campo. Este homem vai permanecer na plantação e na cultura de subsistência, sem o uso da máquina, sem recurso disponível, com energia cara, ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de trabalho, a enxada.” (Correio da Paraíba, 24/05/05)
Também neste exemplo encontramos uma falha na pontuação, que causa prejuízo ao sentido do texto. Marque, entre as alternativas abaixo, aquela que desfaz totalmente a confusão:
a) “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram oportunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimizar a miséria no campo. Este homem, vai permanecer na plantação e na cultura de subsistência, sem o uso da máquina, sem recurso disponível, com energia cara. Ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de trabalho, a enxada.”
b) “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram oportunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimizar a miséria no campo. Este homem vai permanecer na plantação e na cultura de subsistência. Sem o uso da máquina, sem recurso disponível, com energia cara, ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de trabalho, a enxada.”
c) “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram oportunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimizar a miséria no campo. Este homem vai permanecer na plantação e na cultura de subsistência, sem o uso da máquina. Sem recurso disponível,com energia cara, ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de trabalho, a enxada.”
d) “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram oportunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimizar a miséria no campo. Este homem vai permanecer na plantação e na cultura de subsistência, sem o uso da máquina, sem recurso disponível. Com energia cara, ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de Trabalho. A enxada.”
e) “Oferecer terras a essas pessoas que não tiveram oportunidades, sem dar os meios de produzir, vai tão somente minimizar a miséria no campo. Este homem, vai permanecer na plantação e na cultura de subsistência. Sem o uso da máquina, sem recurso disponível, com energia cara. Ele vai permanecer utilizando o velho e ultrapassado instrumento de trabalho, a enxada.”


GEOMETRIA

EIXO TEMÁTICO 02
ÁREA DAS FIGURAS PLANAS

Testes de vestibular
01.

Na figura acima, que representa o projeto de uma escada com 5 degraus de mesma altura, o comprimento total do corrimao e igual a
a) 1,8 m.
b) 1,9 m.
c) 2,0 m.
d) 2,1 m.
e) 2,2 m.

02. A figura seguinte apresenta um retângulo ABCD e um triângulo eqüilátero ECD. A área da região sombreada será:

03. A figura abaixo mostra uma praça em forma de um polígono ABCDEF, no qual dois lados consecutivos quaisquer são sempre perpendiculares. As medidas, em metros, de alguns lados estão indicados na figura.

Um pedestre, para diminuir o trajeto de sua corrida diária pela praça, decide fazer o percurso poligonal ABCGEA, em que o segmento de reta GA passa pelo ponto E. Seguindo esse novo trajeto, a distância total percorrida pelo pedestre, em metros, é:
a) 125.                   b) 200.   c) 185.   d) 287.   e) 250.

04. A figura ao lado representa uma região quadrada plana, OABC, cuja área mede 169m2, na qual se deseja construir dois espaços para treinamento de ginástica. Na parte quadrada AEFG, com área de 25m2, serão instaladas barras paralelas, enquanto na outra, SFDC, também quadrada, serão instaladas barras assimétricas. De acordo com essas informações, a área da região destinada às barras assimétricas mede:

a) 64 m2                                c) 66 m2                                 e) 89 m2
b) 105 m2                              d) 80 m2

05. Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de 2 metros de lado, conforme a figura. Para 1 tampa grande, a empresa produz 4 tampas médias e 16 tampas pequenas.

As sobras de material da produção diária das tampas grandes, médias e pequenas dessa empresa são doadas, respectivamente, a três entidades: I, II e III, para efetuarem reciclagem do material. A partir dessas informações, pode-se concluir que
a) a entidade I recebe mais material do que a entidade II.
b) a entidade I recebe metade de material do que a entidade III.
c) a entidade II recebe o dobro de material do que a entidade III.
d) as entidade I e II recebem, juntas, menos material do que a entidade III.
e) as três entidades recebem iguais quantidades de material.


REDAÇÃO

PROPOSTA 18:


A polêmica sobre a possibilidade ou não de, concorrerem às eleições deste o ano, os candidatos chamados de “ficha suja” se alastra e se alastrará, cada vez mais, assim que iniciar o período de registro de candidaturas. Baseado neste tema, elabore um abaixo-assinado dirigido ao Congresso Nacional solicitando ou não dos deputados e senadores a aprovação do projeto que impede a candidatura de políticos “ficha suja”. Utilize argumentos para defender seu posicionamento.
Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade culta da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos).
• O texto deverá ter, no mínimo, 20 (vinte) e, no máximo, 25 (vinte e cinco) linhas escritas.
• A redação deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha própria.


PROPOSTA 21:

O SONHO DE JK CELEBRA 50 ANOS
No chão da Esplanada dos Ministérios, o público pode conferir música e apresentações culturais. Já no céu, acrobacias da Esquadrilha da Fumaça. Tudo para homenagear Brasília.
Os organizadores e a Polícia Militar calculam que 1,33 milhão de pessoas vão passar pela Esplanada dos Ministérios para comemorar os 50 anos de Brasília. Na festa, teve gente de todos os lugares: Ceilândia, Vicente Pires, Novo Gama e até Salvador, na Bahia.
Um aniversário com todo tipo de atração e com muitas homenagens. Os sinos ajudaram a cidade a acordar mais cedo nesta quarta-feira, dia 21. Era só o começo. Do céu, veio à primeira atração: paraquedistas enfeitaram o já famoso céu da cidade.
Enquanto isso, no chão, crianças e adultos esperavam para ver o mundo mágico de Walt Disney. A parada, com personagens de filmes e desenhos coloriu a Esplanada dos Ministérios e compensou a espera sob o sol forte.
No início da tarde, mais uma vez um show de cores. Desta vez foi proporcionado pela Esquadrilha da Fumaça, que, com manobras surpreendentes, homenageou a capital que é de todos brasileiros.
“É uma ótima homenagem para Brasília. A cidade merece”, diz um rapaz.
No gramado da Funarte, mais apresentações com artistas locais. E no Museu da República, congado.
E se é dia de festa, não pode faltar música. E tem pra todos os gostos. De um lado, um palco foi montado para as apresentações católicas. E do outro, atrás do Teatro Nacional, são as bandas de música gospel que fazem a festa. E para unir todos, artistas que têm tudo a ver com a história de Brasília. No fim da tarde, subiram no palco principal o Trio Siridó e Pedro Paulo & Matheus.
Leonardo Ribbeiro / Fred Ferreira

Tomando como referência o artigo acima citado, ponha-se no papel do Presidente da República Federativa do Brasil e redija um CONVITE destinado à Ministra do STF Cármen Lúcia Antunes Rocha tendo como objetivo chamá-la para participar dos festejos de 50 anos da Capital Federal: Brasília.

Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade culta da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos).
• O texto deverá ter, no mínimo, 10 (dez) e, no máximo, 15 (quinze) linhas escritas.
• A redação deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha própria.

PROPOSTA 23:

Suponha que você esteja passando suas férias de julho em Buenos Aires (Argentina) e redija um E-MAIL destinado a um(a) amigo(a) a fim de lhe contar como está sendo sua viagem.
Observações:
  • Utilize a norma culta da língua escrita.
  • Siga a estrutura de um e-mail.
  • Redija seu texto com no mínimo 10 e no máximo 15 linhas escritas.












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