GRAMÁTICA
EIXO TEMÁTICO 01
INTRODUÇÃO À
GRAMÁTICA
01.
Gerente – Boa tarde. Em que
eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado
em financiamento para compra de veículo.
Gerente – Nós dispomos de
várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César
Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você,
cara? Aqui é a Helena! Cê ta em Brasília? Pensei que você inda tivesse na
agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M.
Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola,
2004 (adaptado).
Na representação escrita da
conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a
maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido
a) à adequação de sua fala
à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.
b) à iniciativa do cliente
em se apresentar como funcionário do banco.
c) ao fato de ambos terem
nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
d) à intimidade forçada
pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
e) ao seu interesse
profissional em financiar o veículo de Júlio.
02. Com base no fragmento
em destaque, do conto “Ele e suas ideias”, de Lima Barreto, julgue como
verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas sobre a temática, a pontuação e o sentido
das formas gramaticais.
“Para levar os dias a
destilar ideias, ele tinha que passar as noites a pensar. Creio que dormia
pouco: todo ele se encontrava em função de ter ideias. E era pródigo, e era generoso,
e era desperdiçado: pensava, tinha ideias e dava aos outros.” (p. 63)
( ) A manifestação do
eu-lírico objetiva explicar a origem das ideias do personagem.
( ) As duas ocorrências do
uso dos dois pontos demarcam funções semelhantes: ambas servem para explicar o
termo que os antecede.
( ) A ação rotineira da
personagem é marcada por uma continuidade indefinida, justificada pela
alternância do
infinitivo e do pretérito
imperfeito, presentes no texto.
( ) Os termos “pouco” e
“todo” funcionam como pronomes e sugerem oposição de ações entre narrador e
personagem.
A sequência correta é:
a) V, F, F, V. b) V, V, F, F. c) V, F, V, F.
d) F, F, F, V. e) F, V, V, F.
03.
As diferentes esferas
sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de
comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral
informal usada entre avô e neto neste texto é
a) a opção pelo emprego da
forma verbal “era” em lugar de “foi”.
b) a ausência de artigo
antes da palavra “árvore”.
c) o emprego da redução
“tá” em lugar da forma verbal “está”.
d) o uso da contração
“desse” em lugar da expressão “de esse”.
e) a utilização do pronome
“que” em início de frase exclamativa.
EIXO TEMÁTICO 02
LINGUAGEM E
COMUNICAÇÃO
01. Da leitura do texto
abaixo, pode-se inferir:
(
) A diversidade linguística se
caracteriza pelas especificidades dialetais que contemplam as múltiplas
possibilidades de uso da língua.
(
) O texto pode ser analisado pelo viés do
preconceito linguístico dominante na ideologia normativa da língua.
(
) O texto apresenta um efeito de humor
suscitado pela interpretação ambígua de Chico Bento.
(
) A temática do texto corresponde ao
ensino dos padrões linguísticos necessários para o uso “correto” do “bom
português”.
(
) A intervenção da professora toma como
parâmetro uma equivocada visão da fala em relação à violação das regras de
gramática.
Analise as proposições e
coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
Marque a alternativa
CORRETA.
a)
V V V F V
b) F V V F F
c) V F F V V
d)
F F F V V
e)
V V V F F
Texto para a questão 02:
PROFUNDAMENTE
Quando ontem adormeci
Na noite de São João
Havia alegria e rumor
Estrondos de bombas luzes
de Bengala
Vozes cantigas e risos
Ao pé das fogueiras acesas.
No meio da noite despertei
Não ouvi mais vozes nem
risos
Apenas balões
Passavam errantes
Silenciosamente
Apenas de vez em quando
O ruído de um bonde
Cortava o silêncio
Como um túnel.
Onde estavam os que há
pouco
Dançavam
Cantavam
E riam
Ao pé das fogueiras acesas?
– Estavam todos dormindo
Estavam todos deitados
Dormindo
Profundamente
Quando eu tinha seis anos
Não pude ver o fim da festa
de São João
Porque adormeci
Hoje não ouço mais as vozes
daquele tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onde estão todos eles?
– Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente.
BANDEIRA, Manuel. Os
melhores poemas de Manuel Bandeira/Seleção de Francisco
de Assis Barbosa. 12 ed.
São Paulo: Global, 1998, p. 85-86. (Melhores poemas: 7)
02. Observando as
sequências textuais, é correto afirmar que esse poema é marcado por uma estrutura
predominantemente
a)
narrativa, impregnada de lembranças do eu
lírico.
b)
descritiva, caracterizada pela presença
de imagens visuais.
c)
dissertativa, assinalada pela reflexão
sobre fatos da vida do eu lírico.
d)
argumentativa, indicada pelo tom
interrogativo do poema.
e)
imperativa, assinalada pelo uso de
perguntas retóricas.
EIXO TEMÁTICO 03
NÍVEIS DA LINGUAGEM
01. Assinale o item que
encerra linguagem exclusivamente padrão:
a)
“No Brasil já existe uma alface que pode
servir de vacina contra a leishmaniose, doença que contamina 12 milhões de
pessoas por ano em todo o planeta.” (Veja, n. 20, ano 38, 18/05/05)
b)
Xiiiiiii Acabei de enviar o e-mail pra
todo mundo. E agora? ESSA ERA JÁ ERA. (Publicidade - Veja, n. 20, ano 38,
18/05/05)
c)
A sua é escalar o Himalaia?
A sua é dropar Fernando de
Noronha?
A sua é o Terra.
(Publicidade - Veja, n. 20,
ano 38, 18/05/05)
d)
“Equador,
do jornalista, romancista e tevê-man português Miguel Sousa Tavares, já vendeu
mis exemplares.” (Millôr - Veja, n. 20, ano 38, 18/05/05)
e)
“Quando eu disse que era para cortar os
pulsos, eu tava falando da conta telefônica.” (Veja, n. 20, ano 38, 18/05/05)
02.
Fala n laminha...
ontem eu tava em offf geral...
sem poder nem comer...
PASSEI O DIA E SOH COMI UMA MAÇA
E UMA BANAA... FUI PRO
PP
e passei mal de fome...
tu acredita... ai a gente foi comer arrumadinho
(q programão ir pro PP n
beber)...
Fosse ontem??
bjux!!!
O “Scrap” acima,
retirado do ORKUT, revela um(a)
a)
registro equivocado da norma culta, que
empobrece o uso da língua escrita.
b)
forma de comunicação grafolingüística que
aproxima os interlocutores e apresenta características próprias da dinamicidade
da língua.
c)
uso inaceitável de registro que apresenta
uma forma ininteligível, pois privilegia uma escrita silábica.
d)
indução ao erro, tendo em vista o efeito
causado à elaboração da sintaxe.
e)
ameaça ao uso da língua escrita em
virtude do excesso das marcas de oralidade e da presença de registro formal.
03. A relação intertextual
é um processo pelo qual um texto remete direta ou indiretamente a outro(s)
texto(s), ou parte(s) dele(s) já produzido(s), através de citação, paráfrase,
etc. Existe um tipo de intertextualidade do ponto de vista exclusivamente
estrutural, em que se interpreta um texto ou uma frase pela semelhança de forma
entre ele(a) e outro(s) texto(s) conhecidos. Assinale o único item em que há
esse tipo de intertextualidade estrutural. (Obs: Todos os exemplos são
transcritos do texto FUCK, de Braulio Tavares, Jornal da Paraíba, 07/07/06)
a)
“O mais proibido é o que mais se procura,
o que provoca mais emoção, o que desabafa mais, o que produz catarse mais
intensa.”
b)
“ ‘Fuck’ e ‘fucking’ estão se tornando
cacoetes verbais insuportáveis dos norte-americanos.”
c)
“Ah, Jaguar, vai pra asterisca que
asterisquiu!”
d)
“Quando um paulistano diz: ‘Tá fazendo um
puta calor, ô meu’, ninguém acha que ele falou palavrão.”
e)
“Na Bahia, um pai diz ao filho pequeno:
‘Se quer ver TV, primeiro tem que estudar, fazer o dever de casa, a porra toda’
– e ninguém acha que isto é pornografia.”
04. Em “De celeiro da
biodiversidade a elemento controlador do clima do planeta [...]” (l.
2-3), pode-se concluir que neste fragmento de enunciado,
a)
o fenômeno da variação lingüística se
estabelece por se aproximar do nível coloquial.
b)
os usos de formas nominais são visíveis
por serem um exemplo típico da linguagem informal.
c)
a inadequação da linguagem padrão é
evidenciada por iniciar-se com um termo preposicional.
d)
a construção de sentido do texto não é
prejudicada, embora se constate a ausência de formas verbais.
e)
as escolhas lexicais se apresentam
inadequadas por não garantirem a eficácia do uso da língua em situações
formais.
EIXO TEMÁTICO 04
FUNÇÕES DA
LINGUAGEM
Texto para a questão 01:
Canção do vento e
da minha vida
O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de
folhas.
[...]
O vento varria os sonhos
E varria as amizades...
O vento varria as
mulheres...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres.
O vento varria os meses
E varria os teus
sorrisos...
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo.
BANDEIRA, M. Poesia
completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967
01. Predomina no texto a
função da linguagem
a) fática, porque o autor
procura testar o canal de comunicação.
b) metalinguística, porque
há explicação do significado das expressões.
c) conativa, uma vez que o
leitor é provocado a participar de uma ação.
d) referencial, já que são
apresentadas informações sobre acontecimentos e fatos reais.
e) poética, pois chama-se a
atenção para a elaboração especial e artística da estrutura do texto.
Texto para a
questão 02:
Em que se declara o
modo e a linguagem dos tupinambás
1
4
8
12
|
Ainda que os tupinambás se dividiram em bandos, e
se inimizaram uns com outros, todos falam uma língua que é quase geral pela
costa do Brasil, e todos têm uns costumes em seu modo de viver e
gentilidades; os quais não adoram nenhuma coisa, nem têm nenhum conhecimento
da verdade, nem sabem mais que há morrer e viver; e qualquer coisa que lhes
digam, se lhes mete na cabeça, e são mais bárbaros que quantas criaturas Deus
criou. Têm muita graça quando falam, mormente as mulheres; são mui compendiosas
na forma da linguagem, e muito copiosos no seu orar; mas faltam-lhes três
letras das do ABC, que são F, L, R grande ou dobrado, coisa muito para
se notar; porque, se não têm F, é porque não têm fé em nenhuma coisa
que adorem; nem os nascidos entre os cristãos e doutrinados pelos padres da
Companhia têm fé
(SOUSA, Gabriel Soares de. Tratado descritivo do
Brasil em 1587- Capítulo CL – Em que se declara o modo e a linguagem dos
tupinambás. In: VILLA, Marco Antonio e OLIVIERI, Antonio Carlos. Cronistas do Descobrimento. São
Paulo: Ática, 1999, p. 144).
|
GLOSSÁRIO: Gentilidades: paganismo, religião
dos gentios.
Compendiosas:
resumidas, sintéticas.
Copiosos:
abundantes, grandes, extensos.
02. O texto de Gabriel Soares de
Sousa filia-se à vertente da literatura brasileira conhecida como “manifestações
literárias” (século XVI). Nesse texto, verifica-se o predomínio da
a) função
referencial da linguagem, embora se apresentem traços estilísticos comuns à
produção literária da época.
b) função
emotiva da linguagem, registrando impressões e sentimentos de natureza lírica.
c) função
poética da linguagem, visto que se trata de um texto de cunho histórico.
d) linguagem
conotativa, por se tratar de um texto eminentemente literário.
e) função
apelativa da linguagem, uma vez que o receptor da mensagem é posto em destaque.
03.
“A professora do Bocão está
corrigindo o dever de casa. Aí, balança a cabeça, olha para o Bocão e diz:
– Não sei como uma pessoa
só, consegue cometer tantos erros.
E o Bocão explica:
– Não foi uma pessoa só,
professora. Papai me ajudou.”
(ZIRALDO, Alves Pinto.
Rolando de rir. O livro das gargalhadas do Menino
Maluquinho. São Paulo:
Melhoramentos, 2001. p. 20)
Em relação ao texto acima,
pode-se concluir que
I.
há predominância da função
metalingüística.
II.
as falas dos interlocutores se sucedem
sem a presença do narrador.
III.
a comicidade do texto se dá em razão da
interpretação literal de “Bocão”.
Analise as proposições e
marque a alternativa conveniente.
a)
I, II e III estão corretas.
b)
Apenas I e II estão corretas.
c)
Apenas II e III estão corretas.
d)
Apenas III está correta.
e)
Apenas I e III estão corretas.
EIXO TEMÁTICO 05
TÉCNICAS DE LEITURA
E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
01.
Entre os seguintes ditos
populares, qual deles melhor corresponde à figura acima?
a-) Com perseverança, tudo
se alcança.
b-) Cada macaco no seu
galho.
c-) Nem tudo que balança
cai.
d-) Quem tudo quer, tudo
perde.
e-) Deus ajuda quem cedo
madruga.
02.
A vida na rua como
ela é
O Ministério do
Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou, em parceria com a ONU,
uma pesquisa nacional sobre a população que vive na rua, tendo sido ouvidas
31.922 pessoas em 71 cidades brasileiras. Nesse levantamento, constatou-se que
a maioria dessa população sabe ler e escrever (74%), que apenas 15,1% vivem de
esmolas e que, entre os moradores de rua que ingressaram no ensino superior,
0,7% se diplomou. Outros dados da pesquisa são apresentados nos quadros abaixo.
As informações
apresentadas no texto são suficientes para se concluir que
a-) as pessoas que vivem na
rua e sobrevivem de esmolas são aquelas que nunca estudaram.
b-) as pessoas que vivem na
rua e cursaram o ensino fundamental, completo ou incompleto, são aquelas que
sabem ler e escrever.
c-) existem pessoas que
declararam mais de um motivo para estarem vivendo na rua.
d-) mais da metade das
pessoas que vivem na rua e que ingressaram no ensino superior se diplomou.
e-) as pessoas que
declararam o desemprego como motivo para viver na rua também declararam a
decepção amorosa.
Texto para as questões 03e 04
03. O texto tem o objetivo
de solucionar um problema social,
a) descrevendo a situação
do país em relação à gripe suína.
b) alertando a população
para o risco de morte pela Influenza A.
c) informando a população
sobre a iminência de uma pandemia de Influenza A.
d) orientando a população
sobre os sintomas da gripe suína e procedimentos para evitar a contaminação.
e) convocando toda a
população para se submeter a exames de detecção da gripe suína.
04. Os principais recursos
utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional
incluem
a) o emprego de enumeração
de itens e apresentação de títulos expressivos.
b) o uso de orações
subordinadas condicionais e temporais.
c) o emprego de pronomes
como “você” e “sua” e o uso do imperativo.
d) a construção de figuras
metafóricas e o uso de repetição.
e) o fornecimento de número
de telefone gratuito para contato.
05. Leia o texto.
Considerando a leitura do
texto, pode-se inferir
I
- o princípio de igualdade de raças e
nele a superação da intolerância e do preconceito.
II
- o respeito à diversidade que deve constituir
a organização da sociedade brasileira.
III
- a construção de uma sociedade em função
da pluralidade social e cultural pressuposta no paralelismo linguístico.
IV
- a responsabilidade de conquista dos
negros por uma posição social hierárquica proeminente.
Marque a alternativa
abaixo, que indica a(s) proposição(ões) verdadeira(s).
a)
II e III, apenas d)
I, II e III
b)
I, III e IV e) I e II, apenas
c)
II, III e IV
06. Com base no fragmento
em destaque, do conto “Ele e suas ideias”, de Lima Barreto, julgue como
verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas sobre a temática, a pontuação e o
sentido das formas gramaticais.
“Para levar os dias a
destilar ideias, ele tinha que passar as noites a pensar. Creio que dormia
pouco: todo ele se encontrava em função de ter ideias. E era pródigo, e era
generoso, e era desperdiçado: pensava, tinha ideias e dava aos outros.” (p. 63)
( ) A manifestação do
eu-lírico objetiva explicar a origem das ideias do personagem.
( ) As duas ocorrências do
uso dos dois pontos demarcam funções semelhantes: ambas servem para explicar o
termo que os antecede.
( ) A ação rotineira da
personagem é marcada por uma continuidade indefinida, justificada pela
alternância do
infinitivo e do pretérito
imperfeito, presentes no texto.
( ) Os termos “pouco” e
“todo” funcionam como pronomes e sugerem oposição de ações entre narrador e
personagem.
A sequência correta é:
a) V, F, F, V. b) V, V, F, F. c) V, F, V, F.
d) F, F, F, V. e) F, V, V, F.
07.
60 NUM BAR.
70 SAIR
100 PAGAR;
A polícia diz:
20 BUSCAR
Esta é uma mensagem que se
lê, com freqüência, em vidros de párabrisa de automóveis. Assinale a
alternativa correta.
a)
Trata-se de um texto verbal, escrito, com
sentido, porém agramatical, pois não usa veiculadores de ligação para
estabelecer coesão e coerência.
b)
Ela não se constitui como texto, pois
nada significa: há números ao lado de expressões da língua portuguesa sem
qualquer relação.
c)
Constitui-se como um texto não-verbal,
escrito, com signos lexicais e numéricos, mas sem qualquer aceitação, devido à
ambigüidade de sentido.
d)
Não se constitui como texto, pois o jogo
arbitrário de números e palavras a transforma num código sem acesso
interpretativo.
e)
Trata-se de um texto verbal coerente, que
se manifesta através de números e palavras, os quais, na escrita, provocam
estranheza, mas, lidos, cumprem sua função comunicativa.
GEOMETRIA
EIXO TEMÁTICO 01
INTRODUÇÃO AO
ESTUDO DA GEOMETRIA
01. Em Florença, Itália, na
Igreja de Santa Croce, é possível encontrar um portão em que aparecem os anéis de
Borromeo. Alguns historiadores acreditavam que os círculos representavam as
três artes: escultura, pintura e arquitetura, pois elas eram tão próximas
quanto inseparáveis.
Scientific American, ago. 2008.
Qual dos esboços a seguir
melhor representa os anéis de Borromeo?
02.
Na seleção para as vagas
deste anúncio, feita por telefone ou correio eletrônico, propunha-se aos
candidatos uma questão a ser resolvida na hora. Deveriam calcular seu salário
no primeiro mês, se vendessem 500 m de tecido com largura de 1,40 m, e no segundo
mês, se vendessem o dobro. Foram bem sucedidos os jovens que responderam,
respectivamente,
a) R$ 300,00 e R$ 500,00.
b) R$ 550,00 e R$ 850,00.
c) R$ 650,00 e R$ 1000,00.
d) R$ 650,00 e R$ 1300,00.
e) R$ 950,00 e R$ 1900,00.
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