segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ATIVIDADES DE GRAMÁTICA E GEOMETRIA


GRAMÁTICA

EIXO TEMÁTICO 01
INTRODUÇÃO À GRAMÁTICA

01.
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê ta em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna.
São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido
a) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade.
b) à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.
c) ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais).
d) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo.
e) ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

02. Com base no fragmento em destaque, do conto “Ele e suas ideias”, de Lima Barreto, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas sobre a temática, a pontuação e o sentido das formas gramaticais.
“Para levar os dias a destilar ideias, ele tinha que passar as noites a pensar. Creio que dormia pouco: todo ele se encontrava em função de ter ideias. E era pródigo, e era generoso, e era desperdiçado: pensava, tinha ideias e dava aos outros.” (p. 63)
( ) A manifestação do eu-lírico objetiva explicar a origem das ideias do personagem.
( ) As duas ocorrências do uso dos dois pontos demarcam funções semelhantes: ambas servem para explicar o termo que os antecede.
( ) A ação rotineira da personagem é marcada por uma continuidade indefinida, justificada pela alternância do
infinitivo e do pretérito imperfeito, presentes no texto.
( ) Os termos “pouco” e “todo” funcionam como pronomes e sugerem oposição de ações entre narrador e personagem.
A sequência correta é:
a) V, F, F, V.                         b) V, V, F, F.                         c) V, F, V, F.
d) F, F, F, V.                         e) F, V, V, F.

03.


As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre avô e neto neste texto é
a) a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”.
b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”.
c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal “está”.
d) o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”.
e) a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.

EIXO TEMÁTICO 02
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO

01. Da leitura do texto abaixo, pode-se inferir:

( ) A diversidade linguística se caracteriza pelas especificidades dialetais que contemplam as múltiplas possibilidades de uso da língua.
( ) O texto pode ser analisado pelo viés do preconceito linguístico dominante na ideologia normativa da língua.
( ) O texto apresenta um efeito de humor suscitado pela interpretação ambígua de Chico Bento.
( ) A temática do texto corresponde ao ensino dos padrões linguísticos necessários para o uso “correto” do “bom português”.
( ) A intervenção da professora toma como parâmetro uma equivocada visão da fala em relação à violação das regras de gramática.
Analise as proposições e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas.
Marque a alternativa CORRETA.
a) V V V F V
b) F V V F F
c) V F F V V
d) F F F V V
e) V V V F F

Texto para a questão 02:

PROFUNDAMENTE
Quando ontem adormeci
Na noite de São João
Havia alegria e rumor
Estrondos de bombas luzes de Bengala
Vozes cantigas e risos
Ao pé das fogueiras acesas.
No meio da noite despertei
Não ouvi mais vozes nem risos
Apenas balões
Passavam errantes
Silenciosamente
Apenas de vez em quando
O ruído de um bonde
Cortava o silêncio
Como um túnel.
Onde estavam os que há pouco
Dançavam
Cantavam
E riam
Ao pé das fogueiras acesas?
– Estavam todos dormindo
Estavam todos deitados
Dormindo
Profundamente
Quando eu tinha seis anos
Não pude ver o fim da festa de São João
Porque adormeci
Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo
Minha avó
Meu avô
Totônio Rodrigues
Tomásia
Rosa
Onde estão todos eles?
– Estão todos dormindo
Estão todos deitados
Dormindo
Profundamente.
BANDEIRA, Manuel. Os melhores poemas de Manuel Bandeira/Seleção de Francisco
de Assis Barbosa. 12 ed. São Paulo: Global, 1998, p. 85-86. (Melhores poemas: 7)

02. Observando as sequências textuais, é correto afirmar que esse poema é marcado por uma estrutura predominantemente
a) narrativa, impregnada de lembranças do eu lírico.
b) descritiva, caracterizada pela presença de imagens visuais.
c) dissertativa, assinalada pela reflexão sobre fatos da vida do eu lírico.
d) argumentativa, indicada pelo tom interrogativo do poema.
e) imperativa, assinalada pelo uso de perguntas retóricas.



EIXO TEMÁTICO 03
NÍVEIS DA LINGUAGEM

01. Assinale o item que encerra linguagem exclusivamente padrão:
a) “No Brasil já existe uma alface que pode servir de vacina contra a leishmaniose, doença que contamina 12 milhões de pessoas por ano em todo o planeta.” (Veja, n. 20, ano 38, 18/05/05)
b) Xiiiiiii Acabei de enviar o e-mail pra todo mundo. E agora? ESSA ERA JÁ ERA. (Publicidade - Veja, n. 20, ano 38, 18/05/05)
c) A sua é escalar o Himalaia?
A sua é dropar Fernando de Noronha?
A sua é o Terra.
(Publicidade - Veja, n. 20, ano 38, 18/05/05)
d) “Equador, do jornalista, romancista e tevê-man português Miguel Sousa Tavares, já vendeu mis exemplares.” (Millôr - Veja, n. 20, ano 38, 18/05/05)
e) “Quando eu disse que era para cortar os pulsos, eu tava falando da conta telefônica.” (Veja, n. 20, ano 38, 18/05/05)

02.
Fala n laminha...
ontem eu tava em offf geral...
sem poder nem comer... PASSEI O DIA E SOH COMI UMA MAÇA
E UMA BANAA... FUI PRO PP
e passei mal de fome... tu acredita... ai a gente foi comer arrumadinho
(q programão ir pro PP n beber)...
Fosse ontem??
bjux!!!
O “Scrap” acima, retirado do ORKUT, revela um(a)
a) registro equivocado da norma culta, que empobrece o uso da língua escrita.
b) forma de comunicação grafolingüística que aproxima os interlocutores e apresenta características próprias da dinamicidade da língua.
c) uso inaceitável de registro que apresenta uma forma ininteligível, pois privilegia uma escrita silábica.
d) indução ao erro, tendo em vista o efeito causado à elaboração da sintaxe.
e) ameaça ao uso da língua escrita em virtude do excesso das marcas de oralidade e da presença de registro formal.

03. A relação intertextual é um processo pelo qual um texto remete direta ou indiretamente a outro(s) texto(s), ou parte(s) dele(s) já produzido(s), através de citação, paráfrase, etc. Existe um tipo de intertextualidade do ponto de vista exclusivamente estrutural, em que se interpreta um texto ou uma frase pela semelhança de forma entre ele(a) e outro(s) texto(s) conhecidos. Assinale o único item em que há esse tipo de intertextualidade estrutural. (Obs: Todos os exemplos são transcritos do texto FUCK, de Braulio Tavares, Jornal da Paraíba, 07/07/06)
a) “O mais proibido é o que mais se procura, o que provoca mais emoção, o que desabafa mais, o que produz catarse mais intensa.”
b) “ ‘Fuck’ e ‘fucking’ estão se tornando cacoetes verbais insuportáveis dos norte-americanos.”
c) “Ah, Jaguar, vai pra asterisca que asterisquiu!”
d) “Quando um paulistano diz: ‘Tá fazendo um puta calor, ô meu’, ninguém acha que ele falou palavrão.”
e) “Na Bahia, um pai diz ao filho pequeno: ‘Se quer ver TV, primeiro tem que estudar, fazer o dever de casa, a porra toda’ – e ninguém acha que isto é pornografia.”

04. Em “De celeiro da biodiversidade a elemento controlador do clima do planeta [...]” (l. 2-3), pode-se concluir que neste fragmento de enunciado,
a) o fenômeno da variação lingüística se estabelece por se aproximar do nível coloquial.
b) os usos de formas nominais são visíveis por serem um exemplo típico da linguagem informal.
c) a inadequação da linguagem padrão é evidenciada por iniciar-se com um termo preposicional.
d) a construção de sentido do texto não é prejudicada, embora se constate a ausência de formas verbais.
e) as escolhas lexicais se apresentam inadequadas por não garantirem a eficácia do uso da língua em situações formais.


EIXO TEMÁTICO 04
FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Texto para a questão 01:
Canção do vento e da minha vida
O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.
[...]
O vento varria os sonhos
E varria as amizades...
O vento varria as mulheres...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres.
O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos...
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo.
BANDEIRA, M. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1967

01. Predomina no texto a função da linguagem
a) fática, porque o autor procura testar o canal de comunicação.
b) metalinguística, porque há explicação do significado das expressões.
c) conativa, uma vez que o leitor é provocado a participar de uma ação.
d) referencial, já que são apresentadas informações sobre acontecimentos e fatos reais.
e) poética, pois chama-se a atenção para a elaboração especial e artística da estrutura do texto.

Texto para a questão 02:
Em que se declara o modo e a linguagem dos tupinambás

1


4



8



12




Ainda que os tupinambás se dividiram em bandos, e se inimizaram uns com outros, todos falam uma língua que é quase geral pela costa do Brasil, e todos têm uns costumes em seu modo de viver e gentilidades; os quais não adoram nenhuma coisa, nem têm nenhum conhecimento da verdade, nem sabem mais que há morrer e viver; e qualquer coisa que lhes digam, se lhes mete na cabeça, e são mais bárbaros que quantas criaturas Deus criou. Têm muita graça quando falam, mormente as mulheres; são mui compendiosas na forma da lin­guagem, e muito copiosos no seu orar; mas faltam-lhes três letras das do ABC, que são F, L, R grande ou dobrado, coisa muito para se notar; porque, se não têm F, é porque não têm fé em nenhuma coisa que adorem; nem os nascidos entre os cristãos e doutrinados pelos padres da Companhia têm fé em Deus Nosso Senhor, nem têm verdade, nem lealdade a nenhuma pessoa que lhes faça bem. E se não têm L na sua pronunciação, é porque não têm lei alguma que guardar, nem preceitos para se governarem; e cada um faz lei a seu modo, e ao som da sua vontade; sem haver entre eles leis com que se gover­nem, nem têm leis uns com os outros. E se não têm esta letra R na sua pronunciação, é porque não têm rei que os reja, e a quem obedeçam, nem obedecem a ninguém, nem ao pai o filho, nem o filho ao pai, e cada um vive ao som da sua vontade; para dizerem Francisco dizem Pancico, para dizerem Lourenço dizem Rorenço, para dizerem Rodrigo dizem Rodigo; e por este modo pronunciam todos os vocá­bulos em que entram essas três letras.

(SOUSA, Gabriel Soares de. Tratado descritivo do Brasil em 1587- Capítulo CL – Em que se declara o modo e a linguagem dos tupinambás. In: VILLA, Marco Antonio e OLIVIERI, Antonio Carlos. Cronistas do Descobrimento. São Paulo: Ática, 1999, p. 144).



GLOSSÁRIO:           Gentilidades: paganismo, religião dos gentios.
                                      Compendiosas: resumidas, sintéticas.
                                      Copiosos: abundantes, grandes, extensos.


02. O texto de Gabriel Soares de Sousa filia-se à vertente da literatura brasileira conhecida como “manifestações literárias” (século XVI). Nesse texto, verifica-se o predomínio da
a) função referencial da linguagem, embora se apresentem traços estilísticos comuns à produção literária da época.
b) função emotiva da linguagem, registrando impressões e sentimentos de natureza lírica.
c) função poética da linguagem, visto que se trata de um texto de cunho histórico.
d) linguagem conotativa, por se tratar de um texto eminentemente literário.
e) função apelativa da linguagem, uma vez que o receptor da mensagem é posto em destaque.

03.
“A professora do Bocão está corrigindo o dever de casa. Aí, balança a cabeça, olha para o Bocão e diz:
– Não sei como uma pessoa só, consegue cometer tantos erros.
E o Bocão explica:
– Não foi uma pessoa só, professora. Papai me ajudou.”
(ZIRALDO, Alves Pinto. Rolando de rir. O livro das gargalhadas do Menino
Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2001. p. 20)
Em relação ao texto acima, pode-se concluir que
I. há predominância da função metalingüística.
II. as falas dos interlocutores se sucedem sem a presença do narrador.
III. a comicidade do texto se dá em razão da interpretação literal de “Bocão”.

Analise as proposições e marque a alternativa conveniente.
a) I, II e III estão corretas.
b) Apenas I e II estão corretas.
c) Apenas II e III estão corretas.
d) Apenas III está correta.
e) Apenas I e III estão corretas.

EIXO TEMÁTICO 05
TÉCNICAS DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

01.

Entre os seguintes ditos populares, qual deles melhor corresponde à figura acima?
a-) Com perseverança, tudo se alcança.
b-) Cada macaco no seu galho.
c-) Nem tudo que balança cai.
d-) Quem tudo quer, tudo perde.
e-) Deus ajuda quem cedo madruga.

02.
A vida na rua como ela é

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) realizou, em parceria com a ONU, uma pesquisa nacional sobre a população que vive na rua, tendo sido ouvidas 31.922 pessoas em 71 cidades brasileiras. Nesse levantamento, constatou-se que a maioria dessa população sabe ler e escrever (74%), que apenas 15,1% vivem de esmolas e que, entre os moradores de rua que ingressaram no ensino superior, 0,7% se diplomou. Outros dados da pesquisa são apresentados nos quadros abaixo.

As informações apresentadas no texto são suficientes para se concluir que
a-) as pessoas que vivem na rua e sobrevivem de esmolas são aquelas que nunca estudaram.
b-) as pessoas que vivem na rua e cursaram o ensino fundamental, completo ou incompleto, são aquelas que sabem ler e escrever.
c-) existem pessoas que declararam mais de um motivo para estarem vivendo na rua.
d-) mais da metade das pessoas que vivem na rua e que ingressaram no ensino superior se diplomou.
e-) as pessoas que declararam o desemprego como motivo para viver na rua também declararam a decepção amorosa.




Texto para as questões 03e 04

03. O texto tem o objetivo de solucionar um problema social,
a) descrevendo a situação do país em relação à gripe suína.
b) alertando a população para o risco de morte pela Influenza A.
c) informando a população sobre a iminência de uma pandemia de Influenza A.
d) orientando a população sobre os sintomas da gripe suína e procedimentos para evitar a contaminação.
e) convocando toda a população para se submeter a exames de detecção da gripe suína.

04. Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem
a) o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos.
b) o uso de orações subordinadas condicionais e temporais.
c) o emprego de pronomes como “você” e “sua” e o uso do imperativo.
d) a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.
e) o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.

05. Leia o texto.

Considerando a leitura do texto, pode-se inferir
I - o princípio de igualdade de raças e nele a superação da intolerância e do preconceito.
II - o respeito à diversidade que deve constituir a organização da sociedade brasileira.
III - a construção de uma sociedade em função da pluralidade social e cultural pressuposta no paralelismo linguístico.
IV - a responsabilidade de conquista dos negros por uma posição social hierárquica proeminente.
Marque a alternativa abaixo, que indica a(s) proposição(ões) verdadeira(s).
a) II e III, apenas                               d) I, II e III
b) I, III e IV                                         e) I e II, apenas
c) II, III e IV

06. Com base no fragmento em destaque, do conto “Ele e suas ideias”, de Lima Barreto, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas sobre a temática, a pontuação e o sentido das formas gramaticais.
“Para levar os dias a destilar ideias, ele tinha que passar as noites a pensar. Creio que dormia pouco: todo ele se encontrava em função de ter ideias. E era pródigo, e era generoso, e era desperdiçado: pensava, tinha ideias e dava aos outros.” (p. 63)
( ) A manifestação do eu-lírico objetiva explicar a origem das ideias do personagem.
( ) As duas ocorrências do uso dos dois pontos demarcam funções semelhantes: ambas servem para explicar o termo que os antecede.
( ) A ação rotineira da personagem é marcada por uma continuidade indefinida, justificada pela alternância do
infinitivo e do pretérito imperfeito, presentes no texto.
( ) Os termos “pouco” e “todo” funcionam como pronomes e sugerem oposição de ações entre narrador e personagem.
A sequência correta é:
a) V, F, F, V.                         b) V, V, F, F.                         c) V, F, V, F.
d) F, F, F, V.                         e) F, V, V, F.

07.
60 NUM BAR.
70 SAIR
100 PAGAR;
A polícia diz:
20 BUSCAR
Esta é uma mensagem que se lê, com freqüência, em vidros de párabrisa de automóveis. Assinale a alternativa correta.
a) Trata-se de um texto verbal, escrito, com sentido, porém agramatical, pois não usa veiculadores de ligação para estabelecer coesão e coerência.
b) Ela não se constitui como texto, pois nada significa: há números ao lado de expressões da língua portuguesa sem qualquer relação.
c) Constitui-se como um texto não-verbal, escrito, com signos lexicais e numéricos, mas sem qualquer aceitação, devido à ambigüidade de sentido.
d) Não se constitui como texto, pois o jogo arbitrário de números e palavras a transforma num código sem acesso interpretativo.
e) Trata-se de um texto verbal coerente, que se manifesta através de números e palavras, os quais, na escrita, provocam estranheza, mas, lidos, cumprem sua função comunicativa.


GEOMETRIA


EIXO TEMÁTICO 01
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GEOMETRIA

01. Em Florença, Itália, na Igreja de Santa Croce, é possível encontrar um portão em que aparecem os anéis de Borromeo. Alguns historiadores acreditavam que os círculos representavam as três artes: escultura, pintura e arquitetura, pois elas eram tão próximas quanto inseparáveis.

Scientific American, ago. 2008.

Qual dos esboços a seguir melhor representa os anéis de Borromeo?


02.

Na seleção para as vagas deste anúncio, feita por telefone ou correio eletrônico, propunha-se aos candidatos uma questão a ser resolvida na hora. Deveriam calcular seu salário no primeiro mês, se vendessem 500 m de tecido com largura de 1,40 m, e no segundo mês, se vendessem o dobro. Foram bem sucedidos os jovens que responderam, respectivamente,
a) R$ 300,00 e R$ 500,00.
b) R$ 550,00 e R$ 850,00.
c) R$ 650,00 e R$ 1000,00.
d) R$ 650,00 e R$ 1300,00.
e) R$ 950,00 e R$ 1900,00.







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