domingo, 4 de novembro de 2012

PLANTÃO DO ENEM 2012: PROF. JOAGNY DÁ ÚLTIMAS DICAS PARA A PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM DE HOJE


Falta pouco para os alunos desvendarem o maior mistério do ano: qual será o tema da Redação do Enem 2012. A poucas horas da prova, o prof. Joagny Augusto vem a este portal dar as principais dicas para que o aluno possa se sair bem no exame.
Inicialmente, cabe destacar que o gênero cobrado é a dissertação argumentativa. Ela trata-se de um gênero argumentativo que expõe ao leitor determinado tema sem deixar explícita sua opinião. O próprio leitor, a partir das informações concedidas, deve formá-la. Logo, a principal característica deste gênero são os argumentos sem a apresentação explícita da opinião do autor. Além dessa, podemos destacar a grande quantidade de argumentos, a necessidade de se especificar acerca de um ponto da temática solicitada, a apresentação de uma solução para o problema dissertado, o texto escrito na 3ª pessoa, sem assinatura e organizado em parágrafos.
Cabe-nos ressaltar que a 1ª pessoa do singular (Eu) jamais poderá ser utilizada numa dissertação, nem verbos conjugados nesta pessoa. Caso o aluno o faça, irá zerar. Já a 1ª pessoa do plural pode ser utilizada normalmente pelo candidato. Quanto à assinatura, ela não existe no corpo do texto. Logo, se você assinar sua dissertação, também irá zerar. Isto não quer dizer que você não deve assinar o espaço destinado à assinatura no início da Folha de Redação. O que nós queremos dizer é que, nas 30 linhas destinadas a você passar a limpo o seu texto, você não pode assinar de forma alguma.
A estrutura da dissertação é composta de título, introdução, desenvolvimento e conclusão. O título deve estar presente na 1ª linha, centralizado e escrito normalmente sem nenhum destaque. Nunca coloque ponto final no título, pois isso faz você zerar sua redação! Já o ponto de interrogação é permitido, desde que você responda a pergunta no corpo do seu texto. Após o título, se o candidato quiser, pode pular uma linha antes de começar o corpo do texto. É a única hipótese de "pular linha".
A introdução deve ser escrita em apenas 1 parágrafo. Nela, o candidato vai apresentar o tema e o problema, podendo posicionar-se implicitamente sobre ele. Já o desenvolvimento pode ser escrito em 1, 2 ou 3 parágrafos. Nele, você vai abordar o tema e o problema utilizando grande quantidade de argumentos. Por fim, na conclusão, o candidato reafirma sua posição tomada ao longo do texto, deixando uma solução para o problema.
Quanto aos prováveis temas, a grande expectativa é que este seja o ano da temática ambiental. A redação poderá abordar os temas polêmicos do Novo Código Florestal, como também os resultados da Rio + 20 e soluções para a construção do desenvolvimento sustentável. Porém, não estão descartados outros temas polêmicos, a exemplo da interrupção da gravidez de fetos anencefálicos, liberada pelo STF este ano; temáticas envolvendo política e corrupção; o misticismo e a diversidade cultural, voltada para o "provável" fim do mundo em 2012; e a cultura nordestina, em face dos centenários do grande escritor Jorge Amado e do grande músico Luiz Gonzaga.
Segundo o professor, para fazer uma boa redação é necessário, além de obedecer as regras acima expostas, ter intensa criatividade e fazer uso da intertextualidade e da interdisciplinariedade. "Escrever bem é não ter medo de expor seus conhecimentos e sua opinião", finalizou o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário